sábado, 9 de março de 2013

MORANGO


Esta tentadora fruta vermelha convida os olhos, e a boca, para ser saboreada. Ela é do morangueiro. Trata-se de um conjunto de espécies do gênero "Fragaria L."

Sua forma larga e cor vibrante, são suas principais caraterísticas, além do sabor doce.
Existem mais de 200 espécies do gênero Fragaria que recebem o nome de morangueiro, e crescem em temperaturas sub-tropicais. 


Rica, esta fruta contém vitamina C, portanto é recomendada para evitar a temida osteoporose e má formação dos dentes. Dá resistência aos tecidos e age contra infecções, ajudando a cicatrizar feridas; Também rica fonte de vitamina B5, niacina, ferro, portanto, ótima para o sangue. Excelente para problemas de pele, para o aparelho digestivo e sistema nervoso. 

Tudo isso torna esta fruta uma das melhores dádivas da natureza. Além de ser afrodisíaca!
Consome-se ao natural. Na cozinha, a variedade do seu uso resulta em uma lista extensa, como por exemplo: Salada de frutas, compotas, geléias, recheio de bolos ou tortas, sorvetes, sucos, pudim, biscoitos e bombons. Ou como acompanhamentos de cremes ou de outros doces.
É uma das frutas preferidas dos barmans, que a utilizam para criar diversos drinks e, sobretudo, como enfeite de suas criações. Licores e cachaças feitas com esta doce fruta também já existem.


Na hora da escolha, procure os mais vermelhos e aqueles que não apresentam nenhuma mancha ou machucado. Pela sua frágil textura são muito fáceis de amassarem, e evite aqueles que estão visivelmente imperfeitos.
Para uso culinário, deve-se retirar as folhas antes de cozinhar. Previamente lave muito bem em água corrente.

Em alguns pratos, os morangos apresentam-se com a cauda de suas folhas, nesse caso, retire as folhinas com o garfo e a faca.
No caso dos doces, como os morangos cobertos de chocolate, eles provavelmente virão com as folhas. Para segurar com as mãos, deve-se comer até à borda e jogar fora o excedente.

"Todos os homens se nutrem, mas poucos sabem distinguir os sabores."  
(Confúcio)



Deliciosos, morangos com cobertura de chocolate, especial para dias festivos.


O morango valoriza qualquer sobremesa, até uma simples gelatina.





quarta-feira, 6 de março de 2013

Modere a sua voz



O melhor meio de comunicação continua sendo a fala. O poder de comunicar-nos através de uma conversa é imensurável, todas as pessoas, sem exceção, precisam conversar umas com as outras, ou melhor, de serem ouvidas.

A melhor lembrança de uma boa conversa, fica quando temos a certeza que o outro nos ouviu. Isto ocorre quando a pessoa se dispõe a ouvir o seu interlocutor, mesmo que o que esteja falando não seja assim tão interessante para o ouvinte. Mas o fato é, que se a pessoa é boa ouvinte, a conversa flui de maneira agradável.

Incontáveis vezes, frequentamos alguns lugares onde todas as pessoas falam ao mesmo tempo, portanto a maioria levanta o tom de voz, na realidade, ninguém está interessado em ouvir a outra pessoa, todos querem colocar a sua opinião, isto cria um tumulto e a sensação de gritaria ou histeria colectiva.

A melhor atitude a ser tomada é mudar de ambiente ou lugar, se isto resulta impossível, tente fazer a diferença falando baixo, mesmo se estiver num grupo e a maioria não lhe ouvir bem. Agindo desta maneira, despertará nas outras pessoas maior interesse. Em decorrência disso, elas também seguirão o seu exemplo falando baixo.

Evite falar alto demais, mesmo na sua intimidade e em momentos de discussão, pois o efeito será justamente o contrario ao que se deseja, a outra pessoa se fechará e não mais lhe ouvirá. Você ficará falando sozinho, ou pior, gritando sozinho.
Pode ser que a outra pessoa reaja da mesma forma que você, e o resultado será desastroso, duas pessoas tentando se fazer ouvir aos gritos.
Nada mais ultrajante que ser protagonista ou assistir a pessoas brigando em voz alta, resulta numa falta de respeito consigo mesmo e com outras pessoas, que por ventura estejam ao seu redor. Como diz o bordão popular: "ninguém merece".

Mantenha a educação, seja atencioso e controle o seu tom de voz.
Jamais parta para gritos, com certeza o resultado não será dos melhores, certamente não gostará, e lembre- se, depois é difícil reparar.


"As palavras bondosas são como o mel: doces para o paladar e boas para a saúde"

(Provérbios )




Você provavelmente vai gostar também de:

Related Posts with Thumbnails