quinta-feira, 31 de março de 2011

Cartões de cardápio à mesa

Toda refeição oficial utiliza um cartão de cardápio, manuscrito ou impresso, no qual figuram as comidas e bebidas na sequência do serviço, além de ressaltar o motivo do banquete, data/hora do mesmo.


Em casas particulares, não se recomenda o uso deste cartão à mesa, se o número de convidados for reduzido. Porém, tratando-se de 12 pessoas ou mais, faz-se absolutamente necessário.

Pela ocasião de receber um visitante ilustre, será charmoso utilizá-lo, sem levar em consideração a quantidade de convidados.

Quando se faz uso deste recurso, a caligrafia deve estar impecável sobre cartolina de excelente qualidade, na cor branca ou marfim.

Estes cartões são distribuidos pela mesa de maneira visível.

Pode-se colocar um para cada dama, ou entre cada duas pessoas. Também é possível utilizar um cartão nas extremidades da mesa. Neste caso específico, deverá ser colocado de pé num porta cartão.

Existe pequena variedade de porta cartões nas lojas de docoração. Os melhores são os tradicionais de prata. Lembre-se que quando são colocados de forma individual, os cartões ficam à disposição dos convidados para serem levados a título de lembrança de uma refeição especial.

O cardápio deve ser escrito sem preocupação, com a maneira de denominar os pratos, que podem levar nomeados você preferir. Não existe um dicionário de pratos, batize-os à sua maneira, podendo ser original.

Quanto às bebidas, estas devem ser descritas conforme o rótulo, por exemplo: vinho tinto, nome do vinho e safra.

Proceda da mesma forma com as demais bebidas, com exceção da água e do café, simplesmente citando-as.

Utilize este recurso, outorgando categoria, sofisticação e charme especial.

Tire proveito. Seus convidados irão rememorar com carinho este detalhe.

elegante mesa tradicional e moderna ao mesmo tempo

                             interesante maneira de colocar os cartões do menu  para cada convidado

Minha festa, minhas músicas

Reconhecidamente, o casamento é um evento social, e cada nubente quer imprimir sua marca pessoal, um toque característico.


Quando se organiza a festa do casamento, percebe-se um ítem tão importante quanto os demais: a música. Neste quesito, deve-se levar em consideração a faixa etárea e o tipo de convidado. A chave do sucesso está em alegrar o ambiente, sem esquecer o gosto dos noivos.

Esta é a “grande noite” da vida de um casal. Portanto, na hora de contratar o responsável pelo som, deve-se considerar as emoçoes e sentimentos para que o profissional possa interpretar aquilo que os noivos apreciam.

Na maioria das festas, um Dj comanda o som. Na hora da contratação, é imprescindível levar em consideração não somente a música, mas também: a qualidade do som; a iluminação; o telão, e efeitos especiais. Em muitos casos, utiliza-se uma névoa (gelo seco) e luzes coloridas, a fim de criar ambientação própria envolvendo a pista de dança.

Existem pessoas que ainda prefirem uma banda, pela interação junto aos convidados na hora da animação.

Caso os noivos tenham condições financeiras, é aceitável mesclar um DJ e uma banda, alternando a atmosfera festiva.

É primordial conhecer os profissionais encarregados pela música através de referências. O DJ deve sentir-se como sendo parte da festa, considerando quais temas musicais fazem sucesso e a sequência com que devem ser apresentados. Ao final, cabe ao DJ manter o clima da festa.

Aníme-se, pesquise e decida com o melhor que esteja disponível para você.

 
romântico momento do casal dançando a tradicional valsa

casal animado desfrutando a noite "dos sonhos"

terça-feira, 15 de março de 2011

Noivinhos para o topo do bolo de casamento

Bolo de casamento é uma tradição, usado para celebrar o enlace de um casal, tornando-se um grande símbolo da união.


A moda de utilizar no bolo os noivinhos, confeccionados com biscuit ou resina, havendo fabricação usando-se outros materiais, veio para ficar. Além de divertido, divide a atenção ao ser cortado solenemente o majestoso doce.

O enfeite será colocado no topo ou lateral do bolo, acompanhando as clássicas flores ou arabescos decorativos.

Caraterizam-se por surprender tanto o parceiro, e convidados, pois contam um pouquinho da história do casal, ou parte da personalidade dos mesmos. Na verdade, são encarregados sutilmente de demonstrar o estílo de vida do casal.

Muitos aproveitam a oportunidade para informar a respeito de hobbies, exemplificando preferências individuais.

Por se tratar de ítem personalizado, os noivos devem fazer a encomenda com antecedência. Estes noivinhos são feitos à mão e levam vários dias para serem elaborados, pois obedecem orientação do futuro casal.

Recomenda-se entrevista pessoal com o profissional encarregado pela confecção, quando dever-se-á contar um pouco da história do casal e aquilo que desejam transmitir através dos bonequinhos.

Preste atenção na escolha. Além de imprimir toque pessoal no dia do casamento, vão se transformar em preciosa lembrança da festa.

Os bonequinhos devem ser guardados junto às fotografias e filme do dia do casamento pois são uma singela homenagem perene ao Amor

Idealize da melhor forma o enfeite.

Tire proveito deste charmoso detalhe, que, de certa forma, firmar-se-á como marca indelével da fase inicial dos novos esposos .

                                       romântico casal de noivinhos

                          encantadores par de noivos demostrando amor e ternura

segunda-feira, 14 de março de 2011

Preparando o enxoval

O enxoval de noivas é uma das tradições que sofreu mudanças na organização do casamento.


Se antigamente eram as mães responsáveis pela preparação do enxoval, na atualidade, são os noivos os principais interessados em decidir como compor o mesmo, levando em consideração como será o novo lar.

A palavra enxoval deriva do francês trousseau, a qual originou-se do termo trousse, referindo-se ao embrulho no qual a noiva levava os pertences para o novo lar.

Na Idade Média, desde cedo, as meninas confeccionavam e bordavam as peças que iriam compor o futuro enxoval, antes mesmo de saberem com quem iriam se casar. Elas chegavam ao novo lar com baús repletos de roupas de uso pessoal; roupa de cama; toalhas de mesa; guardanapos, etc. Visavam um enxoval que estivese completo e durasse a vida inteira.

Anos atrás, em certos países, mães de noivos ficaram encarregadas da escolha do enxoval do casal e do monograma que serviria para bordar lençóis; toalhas; guardanapos, e outros apetrechos, pois acreditavam que a noiva teria o mesmo gosto da futura sogra.

Nos dias atuais, as noivas não dispõem de tempo devido ao ritmo acelerado em que vivemos, mas tampouco abrem mão de terem uma casa funcional e bonita, com todos os ítens necessários para o conforto da vida diária do casal.

Existem inúmeras lojas especializadas para a formação do enxoval, assim como uma variedade dos mesmos. Basta saber o que mais se adapta ao gosto e estilo de vida dos nubentes.

Comece esta agradável tarefa preparando uma lista. Caso haja dúvidas, solicite conselhos a pessoas experientes ou especializadas. Para a escolha da roupa de cama e toalhas, prefira sempre os tons claros ou neutros, pois estas cores irão combinar facilmente com a pintura e móveis do quarto, além de serem mais fáceis de combinarem entre si. Leve em consideração as medidas da cama para a escolha certa dos lençóis, colcha e edredom.

O ideal é que as toalhas de banho combinem com lençóis, pois a maioria dos quartos de casal são suites, outorgando harmonía e leveza ao ambiente.

Claro que a colcha e almofadas podem ter matizes diferentes, quebrando qualquer monotonia nas cores, e não nescessariamente devem acompanhar as cores dos lençóis.

Para as toalhas de mesa, comece escolhendo a tradicional branca, além de ser a mais chique, é a que combina melhor com todos os outros ítens da mesa.

Não abra mão de outra toalha de mesa em tom pastel. Claro que pode dar assas à criatividade, escolhendo cores fortes, possibilitando assim criar ambientes com bastante personalidade.

Os jogos americanos são indispensáveis, não podendo faltar devido à praticidade e leveza.

O enxoval varia com as necessidades e condição financeira do casal. As peças devem ser escolhidas de acordo com o gosto pessoal dos noivos, razão pela qual cada enxoval será diferente, sem existir regras fixas para o mesmo.

Comece a nova vida a dois com bom gosto. Escolha sempre aquilo que mais agrade. Ainal, você é a principal protagonista dessa nova etapa da vida.

E seja feliz!

                                                         elegante quarto de casal




imprimindo um toque de calor

harmoniosa nuance de cores, criam um visual refinado 





                                                                          

domingo, 13 de março de 2011

Ostras, pérolas gastronômicas

A ostra é um molusco que cresce em águas marinhas ou salgadas, podendo ser cultivada em ambiente ausente de poluição.


Apresenta uma composição gelatinosa, envelopada por uma concha calcificada e fechada.

Trata-se de alimento importante para o ser humano. É rica em vitaminas A, B, e D. Concentra quantidade importante de ferro, fósforo, cálcio, magnésio, iodo, e omega 3 entre outros.

A ostra é indicada para tratamento de anemias e recomposição nutricional, principalmente nos casos de tuberculose, osteoporose e inapetência.

Foi-lhe atribuido poderes afrodísiacos, que não passa de mito. A maioria dos apreciadores prefere consumi-la ao natural, crua, adicionando somente gotas de limão.

Cabe ressaltar que ainda se apresenta em versões mais elaboradas, uma delas de forma cozida, contando com os seus adeptos.

Come-se ostra segurando a casca com a mão esquerda, enquanto se tempera com a mão direita. A seguir, retira-se o molusco fazendo uso de garfinho apropriado.

Em caso de apreciar o líquido, acerca-se a casca aos lábios para bebê-lo.

No Brasil, o Estado de Santa Catarina é reconhecido como grande produtor de ostras cultivadas, destacando-se pela alta qualidade do molusco.

deliciosso prato de ostras frescas


ostras frescas prometem uma saborossa refeição

Sorbet, o entre meio dos pratos

O sorbet, palavra de origem francesa, teve seu auge no reinado de Luis XV.

Diferente do sorvete comum tal como se conhece.

De consistência suave, é feito com gelo e elementos acidulantes, como sucos de frutas e vinho branco.

A principal característica entre o sovete atual e o sorbet é que este não leva creme de leite na sua composição, nem leite ou ovos.

Refrescante e leve, o sorbet é servido na alta gastronomia como um entremets, ou seja, entre dois pratos ou dois serviços. A sua função é limpar e descansar o paladar, a fim de prepará-lo para o próximo prato.

Se for servido como sobremessa, fica reservado às pessoas que não exigem doces, pois poderão achá-lo pouco açucarado.

A preparação leva um mínimo de edulcorante, natural ou artificial, que são lights e exelentes para quem quer evitar ganhar peso.

Uma diferença do sorvete, é que pode ser bebido.

Como servir:
Oferece-se à mesa de forma individual, numa taça de champagne por cima de um pratinho, acompanhado de colher pequena de sobremesa, ou a própria de sorvete.
Ao comer-se, a colher descansa por cima do pratinho. Nunca dentro da taça ou por cima da toalha.
Segura-se a colher com a mão direita.


                                           
deliciosso sorbet de frutas vermelhas
                      

quarta-feira, 9 de março de 2011

Como posicionar taças na mesa

Numa mesa bem arrumada, cada elemento tem sua lógica: talheres, guardanapos, pratos e taças, todos devem ser colocados pela ordem estrita da sua utilização.
As taças são colocadas por cima no lado direito do prato, pois as bebidas são servidas também por este lado.
Numa mesa formal, tem-se a oportunidade de mostrar ou mesmo exibir a boa qualidade de cristais que se possa ter. Capriche nestes itens pois os cristais contribuem para refletir a iluminação do ambiente, ajudando a criar uma admosfera de sofisticação.
Na mesa, colocam-se unicamente as taças que serão utilizadas, correspondendo a cada tipo de bebida a ser servida.
No caso de começar servindo um prato que requer vinho branco, acompanhando a entrada, coloca-se a taça especifíca para ela. A seguir, a do vinho tinto, se for servido com o segundo prato.
A primeira taça a ser colocada é a taça de água. Na mesa serve-se água sem gás somente.
No caso de servir somente vinho tinto, coloca-se primeiro a taça de água e logo a correspondente para o vinho tinto.
A ordem é: primerio a taça de água, e à direita da mesma, a taça de vinho branco, seguida a do vinho tinto. Por último, a taça de champagne ou espumante.
Todas as taças deverão ser colocadas de maior para a menor, da esquerda para direita, formando uma diagonal.
Quando forem servido champagne, a taça deste será colocada por detrás das demais taças, formando um triângulo imaginário com ela.
Jamais misture tipos diferentes de taça numa mesa formal. A única exceção seria substituir a taça em forma de tulipa (que caiu em dessusso) pela flutte. Estas resultam serem mais apropriadas para conservar as borbulhas o bouquet e a temperatura desta majestosa bebida.
Anime-se e arrume a sua mesa com capricho e bom gosto, lembre-se que os detalhes refletem a sua personalidade.
Planeje com antecedência como forma de garantir o seu sucesso.


    elegantes taças de cristais numa mesa formal de banquete

exemplo de uma mesa para um jantar intimo

mesa muito bem montada para um jantar menos formal

segunda-feira, 7 de março de 2011

Bons modos à mesa


A boa postura torna-se importante para apresentar modos à mesa, respeitando as normas básicas sociais.
A aplicacção de bons modos requer prática, sendo possível atingir somente aqueles que a praticam diariamente.
A primeira regra diz respeito à atenção dedicada aos outros.
É imprescindível fazer uso dos talheres e outros elementos de modo correto, lembrando-se de normas corteses e sociabilidade.
O uso de chapéus e luvas está em desuso, além dos agasalhos. Jamais deve-se sentar à mesa vestindo esta peça do vestuário.
Faz-se imprescindível comer sentado, pois comer de pe é uma prática que demonstra falta de cordialidade ou mesmo educação, resultando na falta de respeito para com o anfitrião ou convidado.
É necessário sentar-se adequadamente, mantendo boa postura, ombros erguidos, entretanto mantendo-se cômodo na cadeira. Uma boa postura ajuda passar uma imagem positiva.
O guardanapo deve estar sempre dobrado em cima do colo e jamais pendurado no pescoço. Em caso de precisar se levantar,  pega-se o guardanapo pelo meio e deixa-o perto do prato.
Os talheres devem repousar sobre o prato, jamais fora deles, na posição de remo.
Ao término da refeição, fica-se sentado até recolherem os elementos, ou quando o anfitrião erguer-se da mesa.
Jamais fazer uso de palitos ou fio dental, retocar a maquiagem ou  arrumar o cabelo. A pessoa deverá pedir licença aos demais comensais, retirar-se da mesa e dirigir-se ao banheiro ou a outro lugar reservado, sem dar detalhes do que será feito.
A comida, ou os elementos de mesa dos outros comensais, não devem ser tocados, por questão de higiene e delicadeza para com os mesmos.
No caso que seja solicitado passar o pão, deve-se fazê-lo pegando-se a cestinha e repassando-a. Jamais toma-se o pão com as mãos.
Respeitando-se a supertição e tradicão, o saleiro não deve ser entregue na mão quando solicitado. Neste caso, deve ser colocado perto da pessoa que o tenha pedido. O mesmo procedimento é feito com o pimenteiro e molhos.
As bebidas, uma vez solicitadas, podem ser manejadas com as mãos. Mesmo servi-las no  copo ou taça se for o caso, trata-se de um ato de cortesia.
Os bons modos requerem conhecimento de inúmeros detalhes que na verdade são simples, e as pessoas têm a capacidade de assimilar e praticá-las sem dificuldade. Esta destreza possibilita desfrutar de qualquer tipo de evento com naturalidade e espontaneidade.
E impressindível adotar um tom de voz agradável, sem alteraçãos, evite falar alto mesmo que o ambiente seja barulhento, você deve ser o exemplo.
Permita-se viver os melhores momentos à mesa, consciente de que estaja preparado para participar de eventos à rigor e formais.


Você provavelmente vai gostar também de:

Related Posts with Thumbnails