segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

A Noite dos Reis Magos, a magia que perdura




Deve-se aos Reis Magos a tradição de trocar presentes no Natal. Dos presentes dos Magos, surgiu o costume na celebração do nascimento de Jesus. Em diversos países, a principal troca de presentes é feita no dia 6 de janeiro.

A rigor, os três Reis Magos representavam as três raças humanas existentes naquela época. Dessa forma, Belchior entregou ouro ao menino Jesus em reconhecimento da realeza; Gaspar, incenso em reconhecimento da divindade; e Baltasar, mirra pela  humanidade.
Os países de origem hispânico na América têm por tradição oferecer às crianças presentes que elas pediram na cartinhas, no dia 6 de Janeiro, conhecido como o dia dos Reis Magos.


Enquanto isso no meu país o Paraguai:

É tradição montar um Presépio onde se coloca as figuras da Virgem Maria, São José e o menino Jesus, acompanhados dos pequenos pastores e suas ovelhas. Assim como, os três Reis Magos levando os  presentes na manjedoura. Um toque final, é colocar-se a Estrela Guia no alto do Presépio. Os Presépios repesentão uma verdadeira mostra da forte crença cristã sobre a história da visita dos Reis Magos, como relata São Marcos, no Novo Testamento.

Os Presépios muitas vezes são verdadeiras obras de arte e da mais pura criatividade. Além das figuras é comum usar-se na decoração folhagem e frutas da época: melão; melancia; abacaxi; manga e tantas outras, além da flor do coqueiro, que com seus aromas, enriquecem e atraem a atenção das pessoas. Ao longo do mês de dezembro, as crianças acompanhadas dos pais, visitam as casas dos amigos e parentes para admirar os Presépios. Existem pessoas que montam o Presépio no jardim da frente, para que qualquer transeunte possa admirar a beleza dele. À noite são iluminados com velas e luzes coloridas.

Na noite do dia 5, antes de ir dormir, as crianças deixam os seus sapatinhos na frente do Presépio. Também deixam pratinhos com água e grama para os camelos, que tanto se locomoveram para chegar até ao lugar, pois estes foram o meio de transporte dos Reis Magos. Os pais se encarregam de colocar os presentes e de mexer nos pratinhos, muitos fazem marcas das pegadas dos camelos pelo jardim, para dar maior veracidade à história que está sendo vivenciada.
As crianças, quando acordam, vão correndo até o Presépio para olhar os sapatinhos e recolher os presentes, verificando se estes estiveram de verdade por aí. Emocionadas, fazem uma inspeção minuciosa dos pratinhos, se a grama foi comida, se a água foi bebida, e, claro, se deixaram mais alguma marca da passagem pelo jardim. É uma verdadeira festa de descoberta.

Uma tradição que se perpetua para a alegria das crianças e para os adultos. As crianças que se tornam pais, revivem tempos de encantamento que se foram, mas que deixaram a marca indelével, que não pode ser apagada, nos corações. Assim, encerra-se todos as comemorações das festas Natalinas.

É bom sonhar, brincar, e, melhor ainda, compartilhar com os filhos os melhores momentos de uma infância feliz!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você provavelmente vai gostar também de:

Related Posts with Thumbnails