terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Mozzarella de búfala, delicadeza italiana


A mozzarella de búfala é um queijo proveniente do sul da Itália. Originalmente, era fabricado exclusivamente com leite de búfala, produzindo o queijo em formato de bola, conservado em soro.


A caraterística básica é ser bem branco, lembrando a porcelana e de textura bem macia. Apreciado por pessoas de todas as idades, no país de origem, está presente nas refeições das escolas e hospitais, devido ao elevado nível de cálcio e fósforo. Possui reduzido teor de colesterol, sódio e potássio.


No Brasil, vem conquistando espaço ao passar dos anos, e os apreciadores desse queijo são numerosos. Entretanto, o termo mozzarella é utilizado indiscriminadamente para se referir ao queijo de leite de vaca. Estes são produtos completamente diferentes a partir da matéria-prima com que são produzidos.


A diferença distingue o aroma e o sabor do queijo além do aspecto amarelado. O leite de búfala é rico em gordura, mais pesado e de difícil digestão se comparado ao leite de vaca. A quantidade de leite para produzir-se um queijo de búfala é bem menor que o de leite de vaca. Este exige quase o dobro da quantidade de leite para conseguir-se o mesmo resultado.


A mozzarella de búfala possui sabor suave e adocicado, de consistência amanteigada. Quando de boa qualidade, o aspecto é brilhante, sua aparência lembrando um latex de tão clara e elástica. Deve ser consumida fresca, como se faz na Itália.


Seguindo a tradição, a melhor maneira de saborear-se o queijo mozzarella de búfala é serví-lo puro e cortado em fatias grossas. Pode-se, ainda, derramar-se um fío de óleo de oliva, acrescido de fatias de tomate e manjericão. Nasce, assim, a famosa e difundida salada “caprese”.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você provavelmente vai gostar também de:

Related Posts with Thumbnails