segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Como servir vinho

O copo de vinho deve ser enchido até à metade. Dessa maneira, consegue-se espaço suficiente para girar o vinho. Assim, os aromas e sabores adquirem “vida”, quando oxigenados. A única exceção é quando se serve champagne ou espumante.

No caso do champagne, as flûtes devem ser servidas devagar, a fim de que se estimule a sequência de bolhas na superfície. As flûtes jamais deverão ser enchidas até a borda, pois deve-se deixar espaço para que o ar ajude a concentrar os aromas.

Para completar o vinho no copo deve-se levar em cosideração:

· Só se completa o vinho, quando houver cerca de dois goles no copo. Recomenda-se este procedimento para que o vinho possa evoluir no copo;

· Quando completar a flûte de champagne, considere que se for encher constantemente a temperatura da bebida é alterada. A pessoa terá um copo cheio de bolhas e inadequadamente gelado.

Para esfriar-se o vinho a maneira mais rápida é colocar a garrafa num balde preenchido com metade de gelo e a outra metade com água fría. Mergulha-se a garrafa até ao gargalo. Assim, consegue-se acelerar o resfriamento do que se faz no balde só com gelo.

Para os vinhos mantidos na temperatura ambiente, use o banho de água gelada:

· Os vinhos tintos aproximadamente 5 minutos;

· Os vinhos tintos superfrutados (Beaujolais) ao redor de 15 minutos;

· Os vinhos brancos deve-se esperar por volta de 15 a 20 minutos;

· Champagne e espumantes, ao redor de 30 minutos.

O conceito não é gelar o vinho tinto, e, sim, baixar a temperatura, para que adquira um sabor equilibrado, concentrado e repleto de fruta.

Historicamente, é bom lembrar-se que na Europa os vinhos tintos eram servidos somente na temperatura ambiente, isso antes do surgimento do aquecimento central. Muitas vezes esses vinhos eram trazidos diretamente de uma adega com temperatura ainda mais fria.

O ideal é que o vinho tinto esteja a uma temperaturatura entre 15º C e 18ºC.

A exceção à regra fica com os vinhos extremamente frutados e com baixo tanino, como por exemplo os Beaujolais, que deverão ser esfriados a exemplo dos vinhos brancos para realçar a fruta.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você provavelmente vai gostar também de:

Related Posts with Thumbnails