quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Cocktail - intensificando o seu lado social

O cocktail é uma recepção tipicamente social. A quantidade de convidados para um cocktail deve ser no mínimo de 30 pessoas, sem um número máximo limitado. No caso de tratar-se de um anfitrião, ou uma instituição, deve-se buscar um espaço adequado disponível, ou um jardim, podendo-se mesmo valer-se do aluguel de um local apropriado. Se for realizado numa residência com um grupo reduzido de pessoas, o cocktail requer a preparação de um espaço livre, que facilite a circulação dos convidados.

A característica básica de um cocktail é de se ficar em pé. Em relação ao horário para sua realização, ele deverá ocorrer entre às 19 e 21 horas.

O serviço de canapés, salgadinhos, e bebidas deve ser prestado por profissionais contratados, que circularão entre os convidados, a fim de que sejam atendidos por igual. Também deve-se dispor de mesas para se oferecer um buffet, onde os convidados se servem em pequenos pratos. No caso do anfitrião ser a pessoa que servirá os convidados, distribuirá pelo ambiente recipientes onde estarão os salgadinhos. Para as bebidas deverá ser de forma individual, valendo-se de bar, que poderá ser improvisado. Este será composto de diversas bebidas, copos em quantidade, guardanapos, e gelo em abundância.

Convidar para um cocktail visa intensificar o contato social. É uma ocasião oportuna para retribuir convites recebidos.

Quando o cocktail é também realizado num jardim, denomina-se garden party, muito apropriado para o verão, ou, ainda, locais com alta temperatura. O traje para a ocasião é formal. Recomenda-se o uso de gravata para homens. E para as mulheres, o vestido próprio para cocktail, curto porém elegante. Mulheres também podem usar outro tipo de roupa desde que seja chique.

Os convites impressos para cocktail obedecem ao mesmo padrão dos usados em outros acontecimentos sociais. Neles especifica-se a hora que começa e termina. Serão enviados com antecedência de no máximo 30 dias. Os convidados devem confirmar a presença. Os convites devem ser apresentados quando chegarem ao local. Caso o convite seja feito ao telefone, o convidado também tem a obrigação de confirmar a presença, ou justificar a impossibilidade de comparecer.

Em residências, o anfitrião receberá os convidados na porta da entrada. No caso empresarial, recebem os convidados os mais altos representantes das hierarquias, mantendo-se em linha, o que os ingleses denominam de receiving line, dando as boas-vindas aos convidados, e trocando-se breves palavras .

Geralmente, nos primeiros 30 minutos chega a maioria dos convidados. Após este tempo, o anfitrião passa a circular entre os convidados. Ao final, os convidados despedem-se agradecendo ao convite e à hospitalidade, retirando-se ordeiramente à medida que se aproxima o horário previsto para o encerramento do cocktail. Não se recomenda estender o horário marcado.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você provavelmente vai gostar também de:

Related Posts with Thumbnails